Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Guppy

Guppy ou lebiste é um peixe muito pacífico, mas as vezes gosta de beliscar outros peixes, é brincalhão e apresenta um grande apetite sexual. O Guppy é um animal ovovivíparo,ou seja, É um animal que quando filhote é armazenado em óvulos e dentro da barriga da mãe e depois são liberados e em poucos segundos viram alevinos. É animal muito bonito de várias cores, de vários formatos por causa dos cruzamentos exagerados gerando embriões com novas e formatos novos. Um peixe dócil, exige alguns cuidados, mas resistentes.

            Histórico                                                              


  Nome científico: Poelicilia reticulata
  Reino: Animalia
  Filo: Chordata
  Classe: Actinopterygii
  Ordem: Cyprinodontiformes
   Família: Poecilidae
  Origem: América central
  Comprimento máximo: 4 cm o macho e 6cm a fêmea
   pH: Alcalino 7,2 a 7,5
   
          Cuidados
Este animal suportam temperaturas medianas por exemplo, 24º C a 28º C, pH alcalino de 7,2 a 7,5, aquário com plantas e mantê-los com peixes menores e pacíficos.
                    Alimentação
A alimentação dos guppies é composta de alimentos secos como fibras, ração em flocos, e náuplios de artêmia, larvas de mosquito, tubifex, dáfnias,  micro vermes e etc. alimente seu guppy 4 vezes por dia e se você optar por ração, opte pela de primeira linha, mas  isso é opcional. Rações de primeira linha exemplos: alcon GUPPY, alcon VEGETAL, alcon COLOURS e alcon BASIC.


                                                                                                                                   Reprodução
Antes de tudo você deve saber diferenciar o macho e a fêmea bem nessa enquete nós só mostramos imagens de guppies machos, acho que deu pra perceber que os machos têm uma cauda longa e bonita e têm cores vivas e têm o gonopódio alongado e a fêmea tem um gonopódio não alongado, o gonopódio é o  órgão sexual do guppy, as fêmeas tem um ventre  mole e uma mancha preta perto da cloaca só com uma tonalidade de amarelo queimado ou só amarelo e com a cauda colorida ou não.
Agora sim podemos começar com a parte da reprodução. Quando se está na parte da reprodução você deve aumentar a temperatura do aquário para 26º C a 28º C,  e agora chega a parte da fertilização o macho copula a fêmea, que usa os espermatozoides para fertilizar os óvulos. Os óvulo se desenvolvem no ventre da fêmea mas sem nenhuma relação com ela, ou seja, sem placenta. quando a fêmea está grávida nota-se uma mancha castanha perto das nadadeiras anais. Passados 28 a 38 dias a fêmea solta os ovos que  em segundos eclodem e viram alevinos. alimente os alevinos com comida especializadas para alevinos  alimentos vivos como infusórios e depois de 3 meses alimente-os com náuplios de artêmia.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Peixe Oscar

 Oscar ou apaiari é muito diferente de qualquer peixe ornamental, é
  inteligente, carinhoso com seu proprietário, que conhece seu dono, sensível, bonito, muito escolhido por aquaristas,mas também tem um lado mau por machucar outros peixes e quando crescidos podem ocupar muito espaço, ele foge das leis de 1 cm de peixe por litro, mas para todos os cuidados melhor ter 1 exemplar para cada 100 litros, eles são muito legais, não estranhe se vê-los decorando  seu próprio aquário eles ficam umas pedrinhas na boca para decorarem como quiserem.

  Histórico

Nome científico: Astronotus acellatus.
PH: 6,8.
DH: 6.
Tamanho máximo: 28cm a 35cm.
Temperatura: 21º a 28º C.
Origem: bacia amazônica.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Actinopterygii.
Ordem: Perciformes.
 Família: Cichlidae
          
             Alimentação
Eles comem de tudo alimentos vivos, coração de boi raspado, minhocas, alimentos frescos, rações, pedaços pequenos de fígado e outros peixes pequenos.
              Espécies
O tradicional Oscar, Oscar tigre, albino.
            Cuidados
Troque a água parcialmente do aquário caso contrário ficará muito acida pois por toda parte tem liberação de amônia, até as fezes dos peixes liberam amônia, as plantas,também têm  que manter uma temperatura meio alta por exemplo 28º C Temperaturas abaixo de 21º C tiram o apetite do animal.
                                                                             
                                                                                            Dimorfismo sexual 
Eles são difíceis de distinguir, mas temos um método um pouco fácil, adquira pelo menos de 6 a 8 exemplares  deixe que eles façam casais por conta própria até chegarem a maturidade sexual, notamos que os machos possuem manchas escuras na base da nadadeira dorsal, sugerimos que você faça  os machos crescerem mais rápido pois é para ter domínio total sobre a fêmea, os exemplares chegam a maturidade sexual com 1 ano de idade e continuam a se reproduzirem de 9 a 10 anos.


                  Reprodução
 Na reprodução é necessário um aquário com  200 litros para que cada exemplar tenha espaço e seus 100 litros, com uma temperatura um pouco elevada e constante com pelo menos 26º a 28º C e uma pedra grande e plana para que a fêmea deposite os ovos, o acasalamento é meio estranho, os dois peixes macho e fêmea abrem a  boca se enfrentando, estremecem as nadadeiras se um só peixe estiver executando esses atos tire o agredido para que não saia machucado. O Oscar, como a maioria dos ciclídeos limpam o lugar que vão desovar com a boca. O macho fertiliza com seus espermatozódes os óvulos que estão grudados na pedra na média de 300 óvulos. Você deixa a mesma temperatura ideal e constante que é 26º a 28º C os ovos irão eclodir dentro de 36 horas após a desova. A natação normal dos alevinos vem depois de 4 dias depois que o saco vitelino é absorvido. Dê aos alevinos nauplius de artêmia caso contrário você têm perda total de alevinos.