Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

Peixe Oscar

 Oscar ou apaiari é muito diferente de qualquer peixe ornamental, é
  inteligente, carinhoso com seu proprietário, que conhece seu dono, sensível, bonito, muito escolhido por aquaristas,mas também tem um lado mau por machucar outros peixes e quando crescidos podem ocupar muito espaço, ele foge das leis de 1 cm de peixe por litro, mas para todos os cuidados melhor ter 1 exemplar para cada 100 litros, eles são muito legais, não estranhe se vê-los decorando  seu próprio aquário eles ficam umas pedrinhas na boca para decorarem como quiserem.

  Histórico

Nome científico: Astronotus acellatus.
PH: 6,8.
DH: 6.
Tamanho máximo: 28cm a 35cm.
Temperatura: 21º a 28º C.
Origem: bacia amazônica.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Actinopterygii.
Ordem: Perciformes.
 Família: Cichlidae
          
             Alimentação
Eles comem de tudo alimentos vivos, coração de boi raspado, minhocas, alimentos frescos, rações, pedaços pequenos de fígado e outros peixes pequenos.
              Espécies
O tradicional Oscar, Oscar tigre, albino.
            Cuidados
Troque a água parcialmente do aquário caso contrário ficará muito acida pois por toda parte tem liberação de amônia, até as fezes dos peixes liberam amônia, as plantas,também têm  que manter uma temperatura meio alta por exemplo 28º C Temperaturas abaixo de 21º C tiram o apetite do animal.
                                                                             
                                                                                            Dimorfismo sexual 
Eles são difíceis de distinguir, mas temos um método um pouco fácil, adquira pelo menos de 6 a 8 exemplares  deixe que eles façam casais por conta própria até chegarem a maturidade sexual, notamos que os machos possuem manchas escuras na base da nadadeira dorsal, sugerimos que você faça  os machos crescerem mais rápido pois é para ter domínio total sobre a fêmea, os exemplares chegam a maturidade sexual com 1 ano de idade e continuam a se reproduzirem de 9 a 10 anos.


                  Reprodução
 Na reprodução é necessário um aquário com  200 litros para que cada exemplar tenha espaço e seus 100 litros, com uma temperatura um pouco elevada e constante com pelo menos 26º a 28º C e uma pedra grande e plana para que a fêmea deposite os ovos, o acasalamento é meio estranho, os dois peixes macho e fêmea abrem a  boca se enfrentando, estremecem as nadadeiras se um só peixe estiver executando esses atos tire o agredido para que não saia machucado. O Oscar, como a maioria dos ciclídeos limpam o lugar que vão desovar com a boca. O macho fertiliza com seus espermatozódes os óvulos que estão grudados na pedra na média de 300 óvulos. Você deixa a mesma temperatura ideal e constante que é 26º a 28º C os ovos irão eclodir dentro de 36 horas após a desova. A natação normal dos alevinos vem depois de 4 dias depois que o saco vitelino é absorvido. Dê aos alevinos nauplius de artêmia caso contrário você têm perda total de alevinos.

4 comentários:

  1. Caro Luis Fernando, nós do blog Muito Jovem pedimos a sua permissão para expor nosso banner estático em seu blog, visto que você pode expor seu banner estático em nosso blog como simbolo de parceria.
    Obs: Caso não tenha um banner estático nós faremos um com o modelo utilizado no banner no blog.
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  2. Comprei um Oscar filhote ele está quieto e não se meche fica só em um canto comprei ele há dois dias

    ResponderExcluir
  3. Comprei um Oscar filhote ele está quieto e não se meche fica só em um canto comprei ele há dois dias

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença entre um (Oscar tigre comum) de um (Oscar Bumblebee), se é que existe diferença!

    ResponderExcluir